O que é a Psicologia Clínica?

A Psicologia Clínica pode considerar-se uma subdisciplina da Psicologia, que tem como objetivo o estudo, a avaliação, o diagnóstico, a ajuda e o tratamento do sofrimento psíquico, qualquer que seja a sua causa subjacente.

Esta especialidade engloba a psicoterapia ou apoio psicológico, que deve ser ajustado em função da compreensão clínica de cada pessoa ou da situação em que se encontra.

Na FISART, acompanhamos situações clínicas de disfunção psíquica, emocional ou cognitiva, como a depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, Transtorno de Estresse Pós Traumático e luto.

woman-holding-hands-together-talking-with-counselor

Áreas de Intervenção

  • Hipnose clínica

    A Hipnose Clínica é uma técnica psicoterapêutica que recorre a um estado modificado de consciência, no qual a pessoa consegue aceder a lembranças que possam estar na origem de um problema atual, levando a que adquira uma maior capacidade para encontrar a sua causa, permitindo a resolução mais rápida do mesmo.

  • Consulta Antitabágica e Consulta de adequação de Hábitos Alimentares

    A intervenção da Hipnose Clínica como técnica psicoterapêutica na consulta Antitabágica, bem como, na consulta de adequação de Hábitos Alimentares é realizada habitualmente em 3/4 sessões. Induz-se a pessoa a um estado modificado de consciência e sugestiona-se em todas as sessões terapêuticas a informação recolhida na primeira sessão, relativamente aos seus hábitos tabágicos ou alimentares respetivamente. Pretende-se obter a cessação do consumo de tabaco na consulta Antitabágica e a promoção de uma alimentação saudável na consulta de Hábitos Alimentares.

  • Psicoterapia EMDR

    As lembranças traumáticas, não processadas, podem estar na base ou contribuir para manter vários tipos de problemas psicológicos, como ansiedade, fobias, pânico, depressão, raiva, comportamento agressivo ou passivo, problemas no sono, entre outros. A intervenção psicoterapêutica EMDR tem como objetivo a dessensibilização de lembranças traumáticas que foram permanecendo na memória da pessoa que viveu uma situação emocionalmente intensa, bem como, promover pensamentos mais adequados ao seu bem-estar, levando a uma maior qualidade de vida.

Quem vai cuidar de si