O que é a Nutrição?

A Nutrição tem por missão avaliar, orientar e intervir, através da prescrição de um plano alimentar, a alimentação de cada um de nós.

A promoção da saúde, do bem-estar e as preferências alimentares individuais devem estar a par com a melhor evidência científica.

Na Consulta de Nutrição é realizada a avaliação do seu estado nutricional. Posteriormente determinam-se as necessidades energéticas e nutricionais, para prescrever planos e  estratégias alimentares personalizadas.

Poderá recorrer à consulta de nutrição para melhorar patologias que já tenha associadas, ou em situações fisiológicas particulares (gravidez, amamentação, prática desportiva) e até para otimizar o seu estado nutricional e de saúde, ao longo do ciclo de vida (desde a infância à terceira idade).

Áreas de Intervenção

  • Nutrição Clínica

    Na consulta de nutrição clínica analisamos o seu estado nutricional e criamos, juntos, objetivos a atingir. Quer seja a nível de peso ou composição corporal, marcadores bioquímicos ou melhoria de sintomatologia associada a patologias clínicas. (A consulta de nutrição clínica destina-se à população geral)

  • Nutrição Desportiva

    Na consulta de nutrição desportiva, para além da análise do seu estado nutricional, analisamos as métricas de cada tipo de treino: duração, ritmo, potência, etc. Com estes dados planificamos a sua semana a nível de distribuição de macronutrientes e periodização nutricional, conseguindo assim melhorar não só o rendimento em treinos e provas, como também otimizar a recuperação nos períodos de descanso – melhorando ao mesmo tempo a composição corporal. A prescrição nutricional é feita de acordo com o tipo de treino e considerando o gasto energético em cada dia da semana. (A consulta de nutrição desportiva destina-se a atletas que pratiquem triatlo, ciclismo, corrida e natação em todas as suas modalidades. Os atletas que praticam modalidades diferentes daquelas acima mencionadas podem optar pela consulta de nutrição clínica).

Técnicas

A avaliação antropométrica permite a recolha de dados antropométricos como o peso, a estatura, a espessura das pregas cutâneas e os perímetros corporais. Estes dados são posteriormente introduzidos em fórmulas específicas permitindo o cálculo de alguns rácios importantes e da famosa percentagem de massa gorda.

A avaliação antropométrica é realizada quer na consulta de nutrição clínica como desportiva.

A Bioimpedância elétrica (BIA) é uma técnica de medição da composição corporal rápida, segura e não invasiva.
A medição da composição corporal é feita através da passagem pelo organismo de uma pequena corrente elétrica alternada, e posterior registo da oposição diferencial dos tecidos (impedância) ao percurso da mesma. Os tecidos que contêm pouca água e eletrólitos, como o tecido adiposo e o ósseo, são maus condutores da corrente elétrica, oferecendo grande oposição à passagem da mesma. Tecidos biológicos como o sangue, as vísceras e os músculos são bons condutores devido ao elevado conteúdo em fluídos e eletrólitos.
Pressupõe um protocolo de preparação que muitas vezes não é possível de ser cumprido, sendo por isso uma forma de avaliação com algum erro associado – daí a introdução da avaliação antropométrica.

O exame de bioimpedância é realizado tanto na consulta de nutrição clínica como desportiva. Exceções: gravidez, próteses metálicas, portadores de pacemaker.

Quem vai cuidar de si