O que é a Medicina Tradicional Chinesa?
A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina com mais de 4 mil anos, que assenta no princípio de que a Energia Vital (Qi) é composta pelas polaridades Yin e Yang.
Os problemas de saúde são consequência do desequilíbrio energético entre estas duas polaridades, ou seja, tem de se reequilibrar a energia para eliminar a doença. Assim, esta terapia baseia-se na existência de uma estrutura energética associada ao corpo (meridianos) e na manutenção do seu equilíbrio através de tratamentos como a acupunctura, fitoterapia, moxabustão, Tui Na, ventosaterapia e auriculopuntura.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconheceu à Medicina Chinesa sucesso numa série de patologias, promovendo e divulgando a sua prática.
“Evitar o mal antes que ele se instale. Pôr em ordem antes que surja a desordem” Tao Te King

Tratamentos
A Acupuntura consiste na colocação de agulhas, de forma indolor, em pontos específicos do corpo onde a energia, que está em circulação, se manifesta e se torna acessível às intervenções terapêuticas.
Para a Medicina Chinesa, quando o fluxo normal de energia é interrompido surgem os problemas físicos, mentais e emocionais que geram a doença. As agulhas vão estimular os pontos de acupunctura com o objectivo de promover o reequilíbrio das funções energéticas, tonificar e desbloquear a energia, agindo sobre uma função orgânica específica ou sobre o próprio corpo.
Assim, a acupuntura pode ajudá-lo em inúmeras patologias, venha fazer o seu diagnóstico.
A Fitoterapia chinesa consiste no uso de plantas medicinais chinesas para se atingir um efeito terapêutico específico.
O papel que desempenha num tratamento é, normalmente, maior do que o da Acupunctura pois tem uma ação mais etiológica.
Pode ser prescrita em várias formas: decocção (gotas), cápsulas, chás, comprimidos, pomadas. Vai depender, por um lado, do efeito pretendido e por outro do que os fabricantes disponibilizam.
O Tui Na é a massagem energética da Medicina Chinesa que tem por objetivo dispersar, tonificar e harmonizar a energia e o sangue de um meridiano, órgão ou região, ao mesmo tempo que descontrai a pessoa e lhe reorganiza as energias no corpo.
Após a massagem, o organismo terá um período de cerca de 72 horas de reações, durante o qual o organismo se irá reequilibrar.
O Tui Na pode ser útil em qualquer tipo de patologia ou ter apenas como finalidade o relaxamento.
A Moxabustão é uma técnica que consiste em aumentar a energia Yang do corpo atráves da queima de ervas medicinais (normalmente a Artemisia Vulgaris) em pontos de acupunctura seleccionados para o tratamento.
A moxa tem como principal finalidade aquecer o Qi (energia) e o Xue (sangue) dos meridianos principais e secundários, promovendo a sua circulação e potenciando a nutrição e actividade das várias estruturas envolvidas no reequilíbrio energético.
A Ventosaterapia é uma técnica utilizada desde a antiguidade que consiste na aplicação de Ventosas na pele para promover a livre circulação da energia e do sangue no organismo.
É um procedimento simples e eficiente que ajuda a prevenir e tratar certas doenças, facilitando o reequilíbrio das energias e desobstruindo os meridianos.